quarta-feira, 11 de julho de 2012


DEPUTADO É FILHO DE PUTA
(Etimológico)
MILTON  MACIEL

Deputado vem do latim dēpŭtātu-, particípio passado do verbo] dēpŭtāre, com o significado de "cortar, mondar; avaliar, calcular; imputar a, assinalar.   ( Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado)

Vamos expandir o tema: Outras palavras etimologicamente a ligadas a deputado são: reputar, reputação, computar, computador, computação, imputar, imputação, amputar, amputação. Todas têm como raiz etimológica a palavra PUTA, cujo significado em latim é PODA. Evidentemente, amputar um membro é podar esse membro.

Portanto, a raiz etimológica comum de palavras como de-PUTA-do e com-PUTA-dor é a mesma e vem da palavra PODA, que em latim é PUTA.

E PUTA é uma DEUSA (Isso não é brincadeira, não. Use o Google, quem duvidar; mas não esqueça de associar a palavra deusa à puta, caso contrário, só vai dar a outra).

PUTA era uma importante e respeitadíssima DEUSA da mitologia romana, responsável pelo sucesso da PODA nas parreiras e nas árvores frutíferas.

Assim, tanto o deputado, como a reputação (e não só a dele), como o computador, nasceram da PUTA romana. Não é de admirar que, depois que a palavra Puta ganhou outra conotação, a atual, pejorativa, a partir de 1200 d.C, alguém fique possesso quando seu computador trava e o chame de filho daquela mãe dele. O mesmo vale para o deputado, também ele filho etimológico da deusa PUTA, tanto faz se o filho da PUTA é federal ou estadual. (MM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário