terça-feira, 3 de julho de 2012


DEUS É BRASILEIRO!
Milton Maciel

Que Deus é brasileiro é verdade que há muito tempo ninguém mais contesta. Os últimos a fazê-lo foram uns chineses de Macau, que apregoaram aos quatro ventos terem descoberto que Deus falava, sim, português, mas que tinha um inegável acento lusitano minhoto, insinuando assim que Sua Santa origem estava, de fato, naquele país mediterrâneo que colonizou Macau e que, justamente por isso, ele passou a ser conhecido como a Santa Terrinha.

Mas esse virou um assunto controverso e, depois da publicação do trabalho do pesquisador brasileiro e sul-riograndense Vitor Mateus Teixeira, a tese dos chineses perdeu sustentação. eles acabaram botando a viola no saco e voltaram a montar placas de circuito impresso para exportar para os americanos, o que dá menos aporrinhação e gera muito mais dinheiro.

Conhecido entre os conterrâneos como Teixeirinha, possivelmente numa menção desrespeitosa a sua baixa estatura, o estudioso afirma em sua obra “Querência Amada” (V. M. Teixeira, in Querência Amada, Porto Alegre, 1982) que “Deus é gaúcho de espora e mango” – sendo que o tal mango é uma espécie de chicote de montaria. (*) ver bibliografia abaixo

O pesquisador apenas não soube concluir se esse Divino Cavaleiro - gaúcho de espora e mango - era do partido político dos Chimangos, que apoiavam o Borges de Medeiros, ou se era do partido da oposição, os Maragatos  (V. M. Teixeira, op. cit, “ Deus é gaúcho, de espora e mango, foi Maragato ou foi Chimango”).

Contudo, embora não tenham conseguido comprovar sua teoria do Deus minhoto, os chineses acabaram por conquistar alguns adeptos - paradoxalmente no Brasil, onde se sabe que, indiscutivelmente, Deus é brasileiro. Esses adeptos pertencem a uma universidade da cidade de Santos, litoral de São Paulo, e afirmam peremptoriamente, que Deus não só tem inegável sotaque lusitano, mas é também torcedor fanático da Portuguesa Santista.

Mas isso os gaúchos contestam com veemência, argumentando com as pífias colocações da Portuguesa Santista nos campeonatos de futebol de que participa. Porém os santistas dão o troco na mesma moeda e indagam dos rio-grandenses: Ora, se Deus é mesmo gaúcho, por que vocês perderam a Revolução Farroupilha?

O que só atiça a revolta da gauchada, que insiste em afirmar que a Revolução Farroupilha foi perdida em 1845 coisa nenhuma, que eles estão só dando um tempo, mas que em 2045 os imperiais vão ver o que é bom pra tosse.

Bem, mas melhor é parar por aqui. Antes que apareça alguém de um país mais ao Sul afirmando que Deus, na verdade, é de lá; E que corta um tango como ninguém; E que freqüenta La Bombonera habitualmente, como bom “incha” que é, gritando “Riquelme, Riquelme!”

(*)Bibliografia comprovadora: http://www.youtube.com/watch?v=XyDV2e52lfg

Guarulhos, SP – Cumbica, sala V da TAM, em 24/11/11         

Nenhum comentário:

Postar um comentário