terça-feira, 11 de dezembro de 2012


RECEITA DE BOLINHO DE BACALHAU ECONÔMICO    
MILTON  MACIEL  

A primeira dificuldade nesta receita é encontrar um bacalhau econômico. O bacalhau é conhecido nacionalmente por seu caráter perdulário e esbanjador. Ou seja, ele é caro pra burro, não é pro nosso bico, pô! O que nos faz, de cara, desistir do tal do emproado gastão estrangeiro. Vamos substituí-lo então por um peixe realmente econômico e bem nacional, o jundiá. E, do jeito que ensinamos nesta receita, o jundiá não vai lhe custar nada.

Ingredientes:
1 kg de jundiá
1 kg de batata Bintje Caroá Graúda precoce Nova Roles ref 4563
1 cebola Fairfax Globe média Seminis 433
1 maço de salsinha Verde Todo Meio Ano Royal Sluis 342
1 despropósito de óleo
Sal Agosto (ou Ajulho, se o Agosto ainda não tiver chegado)

Modo de fazer:

1 - Coloque o óleo no fogo para esquentar. Quer dizer, no fogo, não! Vai dar um baita dum incêndio. Use uma panela, pô! Aí, enquanto o óleo esquenta...

2 – Vá pescar o jundiá! (eu não disse que não ia custar nada?!)

2.1 – Claro, antes você vai precisar de uma isca. Leve uma pá e cave na beira do rio até encontrar uma minhoca Vermelha da Califórnia evadida de um criatório. São as melhores para pescar jundiá. Caso você tenha preguiça de cavar, pode fazer a isca com caviar beluga ou pedaços de lagosta a Thermidor.

2.2 – Ande, não demore para colocar a minhoca no anzol, não esqueça que você deixou o óleo no fogo – quer dizer, na panela, esquentando.

3 – Agora pesque o jundiá. Aí temos duas hipóteses a considerar:

3.1 – Você é um bom pescador. Nesse caso, podemos afirmar:
3.1.1 – Você pega o jundiá em menos de um minuto
3.1.2 – Como você já tem bom olho, pesque logo um jundiá de 1 quilo. Assim não vai precisar de balança depois.

3.2 – Você não é pescador p... nenhuma! Bem, nesse caso, compre 1 quilo de bacalhau e vá se danar, o dinheiro é seu mesmo.

4 – Com o seu jundiá de 1 quilo, volte correndo pra casa, pois o óleo já está bem quente agora.

5 – A receita do bolinho de bacalhau de jundiá não é japonesa, nem vegetariana. Portanto, você não vai poder comer o peixe nem cru, nem vivo. Você vai ter que trucidá-lo! E olhe que o coitado que não fez nada pra você. Mas... enfim, temos que prosseguir com a receita.

5.1 – Trucide o peixe. Isso é simples: Com o peixe ainda se debatendo, chegue-o bem perto de sua boca e grite bem alto, mas bem alto mesmo:
– DEPUFEDE!!!  (Que quer dizer DEPUtado FEDEral)
E aí é certo que o pobre do jundiá morre de síndrome do pânico, na hora. Quem resiste a um depufede neste país?

6 – Jogue o peixe e todos os ingredientes inteiros na panela com óleo fervente. Não precisa descascar nada, nem mesmo desamarrar o maço de salsinha. Também não precisa eviscerar e desescamar o peixe. Afinal, tudo vai ferver a mais de 200  graus centígrados, o que mata qualquer micróbio.

7 – Agora você vai amassar e misturar tudo. Para isso, pegue um machado grande e comece a dar pancadas com a parte de trás dele (cuidado, não use o lado do corte, você acaba cortando toda a panela) na gororoba que está na panela, até moer tudo completamente. Vai respingar um bocado de coisa estranha e de óleo fervente, por isso é mais prudente usar roupa corta-fogo nessa hora (você consegue fácil em qualquer quartel de bombeiro).

8 – Coloque outra porrada de óleo na panela, adicione o sal Agosto e deixe fritar por mais ou menos duas horas, em fogo alto, sem mexer. Caia fora, não fique azucrinando, senão a receita desanda.

9 – Assim que acabar o filme, já pode vir apagar o fogo que o bolão está pronto. Como, bolão? Calma, a receita é de bolinho, mas ainda tem um importante trabalho a fazer.

10 – Com um par de luvas de amianto retire o bolão fervente da panela. Caso não queira soltar, use uma serra Makita para mármore. Mas, nesse caso, você vai perder a panela, que vai ser cortada junto.

11 – Se o bolão soltou bem da panela, agora é só colocar o mesmo no tronco e, com o lado de corte do machado, fatiá-lo em deliciosos bolinhos de bacalhau de jundiá.

12 – Corte rápido, para que os bolinhos não esfriem abaixo de 100 graus. Sirva quente, pelando, com acompanhamento de Picrato de Butesin (tradicional pomada para queimaduras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário