quarta-feira, 15 de maio de 2013


AFLUÊNCIA – 1: Como o consumismo desenfreado erode nossas vidas

MILTON MACIEL

Casas enormes, televisões cada vez maiores, mais carros ainda, rostos mais jovens – estes objetivos são freneticamente perseguidos pelos workaholics de classe média.


“Estudos conduzidos em diversos países mostram que se você coloca um alto valor nessas coisas, você está muito mais sujeito a sofrer de depressão, ansiedade, dependências e desordens de personalidade. Pessoas nos países de língua inglesa têm o dobro da possibilidade de desenvolverem doenças mentais do que as pessoas que vivem na Europa continental.


Cuidado com o vírus da Afluência! Uma epidemia de consumismo descuidado está varrendo o mundo com a perseguição compulsiva de mais dinheiro e mais posses, tornando as pessoas mais ricas e mais... tristes!”


Este é o aviso cabal dado pelo psicólogo inglês Oliver James, em seu best seller  “AFFLUENZA” (Afluência, em português, com o significado de abundância, fartura). O nome faz trocadilho com o vírus da influenza (gripe) e a palavra inglesa para afluência, que é affluence. “Nós ficamos mais viciados em ter do que em ser e passamos a confundir nossas necessidades com nossas vontades”, conclui o autor.


E este é o caminho garantido para a infelicidade.



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