domingo, 26 de maio de 2013

CHICO BARBOSA PROCURA ESPOSA. Interessada?
MILTON MACIEL

Pois é, o Chico Barbosa é uma figuraça. Ele se diz um liberal de direita. Quando falam que ele é preconceituoso, ele fica uma fera:

– Eu NÃO sou  preconceituoso, pô! Eu só não gosto é de preto, de viado, de puta, de mulher dirigindo carro, de mulher que trabalha fora de casa, de católico, de espírita e de umbandista. Isso é ser preconceituoso? Claro que não. Isso é ter opinião! Eu sou um homem de opinião, é isso.

Bem, por ser um homem de opinião, Chico Barbosa gosta de mostrar que tem outras mais: Ele diz que o Brasil precisa é de DOI-CODI, não de delegacia de polícia, se declara viúva espiritual do Delegado Fleury e pensa que governo civil é um absurdo inaceitável. Tem saudades de Dona Solange, porque acha que imprensa sem censura é anarquia.

Quanto a Congresso, ele acha que é bom ter um sim, mesmo com ditadura, o regime de governo ideal para ele (“Ter um congresso é legal, parece uma coisa civilizada, mas sem esses bandidos de esquerda. E com bipartidarismo: só dois partidos, o partido do Sim e o partido do Sim-Senhor, este do Governo e o outro nominalmente da oposição, mas os dois votam com o Governo, é claro”)

Chico Barbosa que, cada vez que tem uma diarréia forte, o médico lhe receita um anti-hemorrágico, fica irritado quando ouve dizer que no Brasil existe preconceito de cor. Ele revida na hora:

Que preconceito de cor, o que! Eu, por exemplo, prefiro o azul (O Chico é mineiro e cruzeirense), mas não tenho preconceito contra as outras cores: vermelho e preto de Flamengo, Vermelho só de Internacional, azul mais claro de Grêmio, amarelo de Borussia Dortmund. Só não pode ser preto e branco, que atleticano só matando! Mas no Brasil pode ter tudo que é cor, sim, ora bolas.Isso de espalhar que aqui tem esse tal de preconceito de cor só pode ser coisa de preto ou viado.

E o Chico Barbosa, que cada vez que levanta do vaso sanitário diz que “sente uma sensação de leveza, como se tivesse tirado um peso da cabeça”, é contra delegacia da mulher. Aliás, ele é contra mulher na delegacia, seja para apresentar queixa contra homem (Audácia! Se apanhou é por que deu motivo.), seja – muito pior para ele – para ser delegada e investigadora. “Onde já se viu: mulher na polícia, no exército, na marinha... Isso é uma aberração!”

Como não aceita mulher tomando liberdades, Chico Barbosa nunca casou. Mas agora, como está com mais de 60 anos, falou que vai arranjar uma. Ontem, durante o carteado na birosca do Vandão, ele nos disse:

– Tou mal das juntas, não consigo abaixar direito, vou precisar de uma mulher pra me calçar as meias. E aí já aproveito pra mais alguma coisa que eu mande a diaba fazer: cozinhar, lavar, cerzir as tais das meias, lavar piso, encerar... (O Chico ainda é do tempo do piso de parquet e da enceradeira!). Ah, e pode servir também pra jogar o lixo. E, me lembrei agora: pode ser útil pra lamber selo e levar as cartas pro correio (O Chico odeia computador, acha uma invenção do diabo e nunca soube o que é e-mail). E, ainda por cima, pode atender o telefone e anotar os recados (Claro, o Chico acha que celular também é coisa do tinhoso). Vou botar um anúncio num correio sentimental pedindo uma pra casar. Tem que ser obediente, recatada, séria, trabalhadeira, com boa saúde, todos os dentes, feia (pra não interessar os outros homens) e sem estudos (pra não se meter a besta comigo). Dou casa (que ela limpa), comida (que ela prepara) e roupa lavada (que ela lava e passa). Não tá bom demais pra ela?

Pois é, minha querida leitora, se você ficou interessada, fique atenta: o correio sentimental do Chico Barbosa sai na próxima quarta-feira, no primeiro número de relançamento da revista Fon-fon. Corra, seja a primeira a comprar, recorte, preencha, envelope, sele e leve correndo para o correio. Telefone? Não, só por correio. Mas ele disse que vai observar o horário de postagem como item de desempate.


Interessada mesmo? Então se avie, mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário