segunda-feira, 20 de maio de 2013


ME ENGANA QUE EU GOSTO – 4 
MILTON MACIEL

REFRIGERANTES – 3

Você pensou que os refrigerantes iam ser muito melhores que o TANG? Pois está enganado. Como TANG é PÓ, só precisa um antiumectante a mais na fórmula, para o pó não “melar” na embalagem. No resto, o refrigerante é mais ou menos equivalente. Só que já vem com a água e tem o gás carbônico que o TANG não tem. No fundo, é tudo a mesma bomba para a sua saúde. E, pior ainda, para a saúde das suas crianças.

Nossa postagem sobre o TANG e similares está aqui:
Sobre Fanta Laranja e Fanta Uva está aqui:

E agora vamos ver algumas das Colas e Uma “Laranjinha”

Vamos começar por esta, que tem o rótulo mais HONESTO que já vi em um refrigerante. Ao contrário do que fazem a Coca Cola e a Pepsi Cola (como se vê na sequencia), a Max não deixa de discriminar nenhum dos componentes da fórmula, incluindo também o código INS de todos eles, para que não pairem dúvidas.

MAX LARANJINHA de Baixa Caloria

Água
Gás carbônico
Suco concentrado de laranja (não especifica a quantidade)
Aroma de laranja (não especifica o produto)
Corante amarelo tartrazina INS 102
Edulcorante aspartame INS 951 - (19,83 g/100 ml)
Edulcorante acessulfame INS 950 - (19,83 g/100 ml)
Conservante benzoato de sódio INS 221
Conservante sorbato de potássio INS 202
Acidulante ácido cítrico INS 330
Estabilizante acetato isobutirato de sacarose INS 444
Estabilizante amido de milho (a clássica maizena)
Sequestrante EDTA cálcio dissódico INS 385


PEPSI COLA

Água
Gás carbônico
Açúcar ( não especificado)
Extrato de noz de cola
Cafeína
Corante caramelo IV (processo sulfito-amoniacal)
Acidulante ácido fosfórico
Aromatizantes (neste balaio-de-gatos genérico estão todos os demais constituintes da fórmula, mantidos secretos)

Evidentemente, como em todos os outros refrigerantes, há conservantes, estabilizadores e outros que-tais. Como eles conseguem burlar a lei, escrevendo só AROMATIZANTES, há que perguntar a funcionários graduados dos órgãos governamentais fiscalizadores.

A Coca Cola faz exatamente a mesma coisa, a fórmula é basicamente a mesma, mínimas diferenças correm por conta do tal “xarope secreto” que é o concentrado da Coca Cola. Para ela, está ótimo no rótulo escrever AROMA NATURAL, onde a Pepsi escreve AROMATIZANTES. As informações são sonegadas ao público, com a conivência das autoridades responsáveis. Seria muito bom se tanto a Pepsi como a Coca, como as autoridades, tivessem a decência que tem a indústria MAX, da cidade de Blumenau, SC.

Ou, vai ver, a indústria pequena é OBRIGADA pelas tais autoridades a especificar todos os componentes de sua fórmula, enquanto Coca e Pepsi têm permitidas a sonegação de informações. Há que apurar.

COMPAREM:

COCA COLA ZERO
Água
Gás carbônico
Corante caramelo IV (processo sulfito-amoniacal)
Edulcorante aspartame - (12 mg/100 ml)
Edulcorante acessulfame - (15 mg/100 ml)
Edulcorante ciclamato de sódio – (27 mg/100 ml)
Conservador benzoato de sódio
Regulador de acidez citrato de sódio
Acidulante ácido fosfórico
e: AROMA NATURAL, é claro! (que só Deus sabe o que tem dentro, é o famoso ‘XAROPE”. Segundo fontes diversas, lá tem noz de cola, como na Pepsi, extrato de folhas de coca, cafeína e muitas outras coisas. Há várias fórmulas que se dizem “originais” na Internet). Mas há evidente sonegação de informação nos rótulos, o que é flagrantemente antiético.

A Coca Cola convencional afirma, no rótulo, que tem 21 gramas de açúcar em cada copo de 200 mililitros. Ou seja, 210 gramas numa garrafa PET de 2 litros, pouco menos de um quarto de quilo de açúcar. O que equivale a ter 37 gramas de açúcar numa latinha de 350 ml.

É MUITO açúcar, mesmo para quem não é diabético. Mas, como vamos mostrar na continuação, muito piores para a saúde são as fórmulas ZERO ou DIET, que,  mostram investigações científicas mais recentes, não só não ajudam a emagrecer, como fazem engordar. Isso sem levar em conta os danos potenciais à saúde causados pelos adoçantes artificiais, dos quais o aspartame da Monsanto é indiscutivelmente o mais perigoso, embora todos os outros já tenham sido acusados de cancerígenos, na guerra dos fabricantes de açúcar contra os de adoçantes e na guerra cruenta dos fabricantes de adoçantes entre si.

A tabela de aditivos INS pode ser encontrada aqui:
CONTINUA








Nenhum comentário:

Postar um comentário