segunda-feira, 20 de maio de 2013


SENSACIONAL CONJUNÇÃO DE
VÊNUS, MERCÚRIO E JÚPITER  
O fenômeno, visível no céu do poente,
é o mais fechado até 2026. VER VÍDEO ABAIXO.  
MILTON   MACIEL  

Neste sábado (25/5) e domingo (26/6) os planetas Mercúrio, Vênus e Júpiter estarão muito próximos e poderão ser vistos facilmente no céu, acima do horizonte oeste, cerca de meia hora depois do pôr-do-sol. Essa será a maior aproximação de três planetas visíveis a olho nu até que algo assim se repita em 2026.   
                                                                                                          Fig 1 - 26 de Maio

É preciso levar em conta que o céu  aparentemente “afunda” no horizonte oeste um grau a cada quatro minutos e, portanto, a visibilidade logo começará a ser prejudicada pela aproximação com a camada mais iluminada do horizonte nas cidades. E a própria conjunção também vai se por rapidamente.

No dia 26, domingo, no exato momento do por do sol (17:25 hs para São Paulo), os planetas, ainda invisíveis porque ofuscados pelo brilho solar, estarão a

Vênus = 21.08 de Gêmeos
Mercúrio = 22.20 de Gêmeos
Júpiter = 23.05 de Gêmeos

Uma senhora conjunção tríplice, exata dentro de dois graus de orbe.

No dia 26, domingo, os três planetas vão se dispor em um triângulo equilátero, com Vênus sendo o mais baixo, Mercúrio o do meio e Júpiter o mais alto dos três. No dia 30, Júpiter será o mais baixo, Vênus o do meio e Mercúrio o mais alto.

Anexei um filme para dar uma idéia melhor das observações possíveis. (VER NO FINAL)

Cerca de meia hora depois do por do sol, será possível ver até mesmo Mercúrio, cuja visibilidade normalmente é atrapalhada por nunca se afastar mais do que 26 graus do Sol.

Às 18:26, uma hora depois do por do sol, Vênus se põe e a proximidade com o horizonte oeste já terá tornado impossível a visão da conjunção. Trata-se, portanto de um fenômeno tão elusivo quanto raro e A JANELA DE TEMPO PARA OBSERVAÇÃO É MUITO PEQUENA. Fique atento. Já se pode imaginar que a visibilidade na cidade de São Paulo vai estar um bocado mais difícil (desde que não chova ou fique muito nublado, quando o difícil vira impossível). Vale a pena uma esticadinha de alguns quilômetros para fora da metrópole. Afinal, todos sabemos, horizonte noturno em São Paulo é sinônimo de prédios na frente, luzes mil e névoa de poluição. O mínimo a fazer é olhar da parte mais alta dos prédios para o lugar onde o sol acaba de se por.
 
Júpiter e Vênus já vêm se aproximando um do outro (hoje, 21/05 Vênus está em 15 e Júpiter em 22 de Gêmeos). No dia 23 Mercúrio começa a entrar na dança também. Aí todos os dias de 23 a 30, ainda vai dar para ver a conjunção, que irá se modificando um pouco a cada dia.
                                                            Fig 2 - 23 de Maio

Evidentemente, o que estou escrevendo aqui vale para as outras cidades do Brasil também, o que muda é só a hora do pôr-do-sol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário