quarta-feira, 3 de julho de 2013

VOCÊ QUER SER ESCRITOR(A)? - 2a. parte

VOCÊ QUER SER ESCRITOR(A)? Veja como fazê-lo – 2ª. parte
MILTON  MACIEL  (veja o quadro abaixo)

Nesta 2a. parte vamos deixar bem claro o que é imprescindível para aprender a ESCREVER BEM,  o que é um requsito importante para quem quer se tornar escritor. Porém, como vai ficar evidente ao logo desta série, não é o requisito MAIS IMPORTANTE. Como em outras artes, você vai encontrar gente que escreve muito bem e que não logra tornar-se escritor. E viceversa: gente que não escreve lá muito bem e consegue ser bem sucedido como escritor. Este assunto vamos desenvolver mas adiante, mas você já pode raciocinar pensando, por exemplo, em cantores ou cantoras: pessoas com voz e capacidade de interpretação fantásticas vào murchar nos bares da vida e jamais chegarão sequer a vender uma música gravada. Ao passo que verdadeiras nulidades nos são costumeiramente impingidas por gravadoras e pela mídia que elas utilizam e se tornam milionários(as) quase da noite para o dia.

Vamos começar, portanto, pelo requisito ESCREVER BEM. Qual é o segredo? Um dom paranormal? Ter sido bom aluno de português? Ser bamba em gramática? Não, a coisa é bem mais simples:

O SEGREDO para aprender a ESCREVER BEM é LER BEM e LER MUITO!

Dizem os macrobióticos que o ser humano é aquilo que come. Pois eu os parafraseio, dizendo: 
O escritor é aquilo que lê.

Por isso mesmo nós começamos a série postando um primeiro artigo que fala que o brasileiro lê muito menos que seus vizinhoso do Cone Sul e que, portanto, existe uma grande demanda reprimida por LEITURA no país. E, principalmente por leitura de QUALIDADE, que é aquela ligada à capacidade de INTERPRETAR o que se lê. Este assunto, bem como o analfabetismo funcional, serão tema da próxima postagem.

Por ora, vamos convidar nossos amáveis leitores e leitoras a conhecer o começo do MEU segredo de escritor, que compartilho frequentemente com todos, quer nos meus cursos de formação de escritores, quer nas redes sociais. Se você achar que tem fundamento o que coloco no quadro, trate de decorá-lo e de colocar logo em prática o que ali está. Oportunamente nós vamos tratar de mostrar como é diferente o processo de leitura para aprender a escrever. Mas, não importa, é sempre LEITURA. Justamente algo que vem passando por um verdadeiro APAGÃO nos últimos tempos, em nosso país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário