domingo, 26 de outubro de 2014

SEU FUTURO ESQUECIDO !
MILTON MACIEL

Esse título é ambíguo. Eu o desancaria por causa disso no meu curso de formação de escritores, ‘O Escritor Publicável’. Mas acontece que aqui eu estou usando a confusão de propósito. Vamos ver por que razão, falando de cerveja, pãozinho e bacon.

Uma latinha de cerveja tem 350 ml. Nela 5% em volume é álcool etílico puro. Ou seja, uma lata de cerveja tem 17,5 ml de álcool. Isso equivale também a 140 Kcal em valor energético o que é exatamente o que tem um pãozinho francês de 50 gramas. E o que têm 25 gramas de bacon (2,5 fatias de 10 g). Nossa equação fica assim:

1 lata de cerveja = 1 pão francês = 25 g de bacon

Contudo, 1 lata de cerveja = 17,5 ml de álcool; pão e bacon = 0% de álcool

A cerveja (cevada) e o pão (trigo) têm em comum um outro problema muito sério: ambos contêm GLÚTEN, a mais terrível proteína para a alimentação humana (No momento eu estou participando de mais simpósio americano sobre glúten, onde 36 médicos e nutricionistas dos EUA, da Europa e da Austrália discutem as últimas descobertas científicas sobre esse grande inimigo oculto, do qual nos tornamos reféns e dependentes desde 10 000 anos atrás. Breve publicarei aqui – e em livro também – o que está sendo apresentado e minhas próprias experiência nesse campo, já em parte relatadas em meu livro “A Sopa Química”, nos capítulos sobre as terríveis lectinas dos grãos).

O bacon tem 77 % de gorduras totais e 27% de gorduras saturadas. Gordura saturada não é necessariamente maléfica e é necessária em pequena proporção diária. O glúten é sempre maléfico, pois não afeta somente os portadores de doença celíaca, mas provoca dezenas de reações adversas dentro do organismo.

Mas nosso assunto hoje não é glúten. É ALCOOL. Continuando com a cerveja, portanto, vamos focalizar quem consome não uma lata, mas uma GARRAFA de cerveja:

1 garrafa de cerveja tem 650 ml. Com 5% de teor alcoólico em volume, temos:

650 ml x 0,05 = 32,5 ml por garrafa; e

1 garrafa de cerveja = 260 Kcal = 1,8 pães franceses = 46 g de bacon

Bem, então agora já podemos passar para o texto que gerou o meu mal intencionado título para este artigo: SEU FUTURO ESQUECIDO. Se eu escrevesse assim:

“Você, seu futuro esquecido”, então todos entenderiam que eu estava querendo dizer algo como  “Você, seu futuro desmemoriado”. Mas eu omiti o “você’ de propósito. E agora vamos descobri por que. Aqui vem um texto publicado na Exame.com: Acompanhe-o com muita atenção, para não vir a se tornar um “esquecido”, não só por aquela inrata, que pode não querer mais você, mas por causa de seus próprios neurônios, num futuro nada distante:

“MAIS DE DUAS DOSES DE ÁLCOOL ACELERAM A PERDA DE MEMÓRIA”
Exame.com

“Quem consome mais de duas doses de bebida alcoólica por dia pode acelerar a perda de memória em até seis anos, revela um estudo publicado nesta quarta-feira.” Não houve, porém, diferenças em perda de memória, ou funções mentais entre os que não tomam e os que tomam menos de duas doses, ou 20 gramas, por dia, de acordo com as descobertas divulgadas na revista “Neurology”.

(Comentário: Evidentemente este trecho foi escrito por jornalista que não é da área de divulgação científica, porque o parâmetro 20 gramas de BEBIDA alcoólica não quer dizer nada, pois o que importa é o TEOR alcoólico da bebida: 20 gramas de cerveja, vinho, uísque, cachaça, ou absinto, nessa ordem crescente, têm brutais diferenças no conteúdo alcoólico. Mas, a seguir , quando o texto passa a se refere a gramas de ÁLCOOL, aí a coisa fica certa):

“Para o estudo, mais de cinco mil homens de meia-idade foram entrevistados sobre seus hábitos de consumo alcoólico, em três ocasiões durante um intervalo de dez anos. Também foram submetidos a testes cognitivos e de memória em uma idade média de 56 anos. Esses testes foram repetidos duas vezes nos dez anos seguintes.

“Nosso estudo enfoca em participantes de meia-idade e sugere que beber em quantidade está associado a uma queda mais rápida de todas as áreas da função cognitiva nos homens”, disse a autora do estudo, Severine Sabia, da University College London.

As habilidades mentais dos grandes bebedores declinaram entre um ano e meio e seis anos mais rápido do que naqueles que ingeriram menos álcool por dia.

Os homens que beberam 36 gramas de álcool, ou mais, por dia tiveram quedas mais acentuadas em sua memória e funções cerebrais.

Cerca de duas mil mulheres também foram incluídas no estudo, mas não houve entre elas uma amostra significativa de bebedoras. (Fonte: Exame.com)

Ou seja, sobrou pinguço, mas faltou pinguça. Ah, agora você pode entender por que você saiu, hoje, de novo (!) com a calcinhona da patroa, em vez do seu cuecão. Sem maldade, Freud não explica: foi a cerveja que você bebeu a vida inteira, cara! Olha só ela rindo da sua cara, no copo ali embaixo.

Mas agora, sem brincadeira, vamos terminar o serviço convertendo essas 36 gramas de álcool em mililitros. Como a densidade do álcool puro (absoluto) é 0,8, basta dividir 36 g por 0,8 e o resultado é: 45 ml ! Ou seja, muito pouco mais do que duas latas de cerveja e ou do que 1 garrafa de cerveja

2 latas de cerveja = 2 x 17,5 ml = 35 ml de álcool
1 garrafa de cerveja = 32,5 ml de álcool

Ou seja, em termos de conteúdo alcoólico que pode danificar neurônios, 2 latinhas ou uma garrafa por dia devem ser vistos como o limite máximo de segurança pra não ficar lelé mais cedo.

Mas...(sempre tem um mas!) se fosse só isso que a cerveja vai fazer no seu organismo, até que dava para você curtir agora e se danar depois. Mas o problema é o que ela está fazendo com seus órgãos JÁ AGORA! Só que isso fica pra outro artigo. Enquanto isso, aproveite e vá tomar sua cervejinha. Afinal, pra quem já está detonado mesmo... E sem saber que a cerveja é a PIOR de todas as bebidas alcoólicas para ser consumida habitualmente. Calma, prometo que vou provar! (MM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário