terça-feira, 11 de agosto de 2015

HORTA VERTICAL SOBRE PISO DE CIMENTO - 1 
MILTON MACIEL

Na entrada da minha casa, nos dois lados da passagem de carro para a garagem, instalei um horta orgânica muito diferente:
1) ela está toda sobre o piso de cimento
2) ela tem uma instalação VERTICAL em garrafas PET, que produz hortaliças em geral e morangos em especial.

Neste momento estou com a produção de morangos (200 pés em 200 garrafas) no início e a de tomates mais adiantada, como se pode ver nas fotos.

Nas fotos abaixo, pode-se ver que os tomateiros foram plantados em cestos plásticos, dentro do qual compartilham seu espaço com cenouras e camomila. Nos dois lados dos cestos há vários sacos para muda, de plástico preto, com várias hortícolas e condimentares em plena produção: acelgas verdadeiras, chicória (escarola), rúcula, almeirão, salsas lisa e crespa, cebolinha, alho-porró, cerefólio, endro. manjericão verde e manjericão roxo. Como os cestos de tomate, os sacos também estão sobre o piso de cimento. Isso prova que você não precisa de um pedaço de TERRA para produzir sua comida saudável sem venenos.



Abaixo um close dos morangos em início de frutificação:




Este é um conceito revolucionário: HORTA VERTICAL EM TORRES. Os 200 pés de morango, montados em 200 garrafas PET recortadas, ocupam no piso uma área total de

5 m x 40 centímetros = 2 METROS QUADRADOS!

E, potencialmente, ao longo de seu ciclo produtivo de vários meses, eles podem produzir muito mais que 100 QUILOS de morangos.

 Contudo, na VERTICAL, eles ocupam...

5 m x 2 metros = 10 metros quadrados, ao longo da cerca com meu vizinho.

Em breve terei pronto um novo livro, um manual prático em que ensino como qualquer pessoa pode fazer tudo isso que eu faço em sua casa ou até mesmo seu apartamento. O nome do livro é

MANUAL PRATICO DA HORTA VERTICAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário