sexta-feira, 31 de março de 2017

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA PARA ADOLESCENTES DO  PROJETO RESGATE
MILTON MACIEL

Neste sábado,1o de abril, e no próximo, dia 8, das 9 às 17 horas, a Academia Joinvilense de Letras estará representada, através de seu presidente, o acadêmico Milton Maciel, num trabalho voluntário em benefício de jovens que recebem apoio humanitário do PROJETO RESGATE. Estes 50 meninos e meninas são bolsistas que o Projeto Resgate mantém em escolas de alto nível da cidade, como o Colégio Bom Jesus, cursando o nível médio. Com explica a coordenação do Resgate:

“Os jovens participam de um trabalho denominado REINVENTANDO JOINVILLE, através do qual devem propor a revitalização de dois pontos da cidade: a Rua dos Ginásticos e a Rua XV de Novembro, na quadra em que se encontra a Harmonia Lyra. A ideia é que essa revitalização seja feita a partir das demandas das pessoas diretamente interessadas nisso, tais como os comerciantes, os gestores das sociedades em questão, os responsáveis pelo Shopping, os que dormem sob as marquises do Ginástico e da Lyra, os que gostariam de desfrutar esses lugares, mas não veem motivo, nem se sentem seguros, etc. Os jovens participantes do desafio terão de identificar esses interessados. E construir uma história completa, com personagens, enredo e imagens, para mostrar à cidade o que eles, com sua pesquisa, trabalho e criatividade, concluem ser o melhor caminho a seguir para a revitalização das zonas afetadas.

 A ideia de criar personagens ficcionais com base em entes reais é para ampliar e aprofundar nos jovens a percepção do ser humano, seus desejos, temores, conflitos, etc. A revitalização deve partir das pessoas e ser feita para as pessoas. As psiques dessas personagens darão o tom para todo o projeto. Quando fizerem a oficina seguinte, “O Olhar do Fotógrafo”, deverão capturar, com seus celulares, imagens dessas áreas, para mostrarem como as personagens veem seus contextos e como veem o mundo. Entendemos que o desenvolvimento da empatia é fundamental para que eles cresçam como cidadãos, como profissionais e como seres humanos de uma forma mais ampla. É o primeiro passo para entendermos melhor nosso semelhante e assim começar a estabelecer relações relevantes.”

Nestes dois sábados, das 9 ás 17 horas, duas turmas, com 25 jovens cada uma, passarão por uma oficina prática de escrita criativa, denominada “O OLHAR DO ESCRITOR”. Nela o escritor Milton Maciel, titular do curso de formação de escritores “O Escritor Publicável” e autor dos livros “A  ARTE E A TÉCNICA DO ROMANCE” e ‘A ARTE E A TÉCNICA DO PERSONAGEM”, da série “Como Escrever Ficção”, ensinará aos alunos como se constrói personagens, enredo, diálogos, cenário, descrição, narração, ritmo, ponto de vista, voz, tema e simbolismo. Tudo através de um áudio visual adaptado para a faixa etária e de conhecimento dos estudantes, e de muitos exercícios práticos, através dos quais os jovens irão construindo um por um os diversos personagens que precisam colocar em ação no seu projeto de reinvenção de Joinville, para revitalização das ruas 15 de Novembro e dos Ginásticos. 

A Sociedade Harmonia Lyra cede o espaço – seu salão nobre, a Sala Mozart. O Projeto Catarse arca com todos os custos de transporte e alimentação dos jovens. E a Academia Joinvilense de Letras dá seu apoio logístico e fornece o know how – através do acadêmico Milton Maciel, que não aceitou cobrar nada pelos dois sábados de trabalho com os adolescentes do Projeto Resgate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário