segunda-feira, 17 de abril de 2017

O OVO OU A GALINHA? O CORRUPTO OU O CORRUPTOR?
MILTON MACIEL

Quem veio antes: o ovo ou a galinha? No fim eu vou lhe dar uma dica para buscar a resposta sobre esse que foi, certamente, o primeiro cisma da humanidade. Mas agora a pergunta é outra:

QUEM É MAIS BANDIDO: O CORRUPTO OU O CORRUPTOR?

Parece incrível, mas ainda há muita gente que se confunde com isso. Contudo, a resposta certa é muito fácil. Basta que eu lhe faça uma outra pergunta:

E se o homem sondado pelo corruptor for incorruptível? Pronto, está aí!

Se o homem for HONESTO, não há nada que o corruptor possa fazer. Sem corrupto não pode haver corruptor. Ele que enfie o seu dinheiro no ra...so armário.  

Então é assim que a coisa viceja, desde que o homem é homem: só pode ser comprado quem está à venda. O corrupto está à venda e acredita que todo homem tem um preço. Tudo o que o corruptor precisa fazer é chegar nesse preço. A rigor, tecnicamente, O CORRUPTOR NÃO EXISTE. Porque não é ele que corrompe o corrupto. Este JÁ É CORRUPTO PELA PRÓPRIA NATUREZA e só estava deitado em berço esplêndido à espera da oportunidade de exercer sua inerente desonestidade. Se o corruptor não fosse A, seria B ou C. Porque a maçã já estava podre!

Então você tem que responder uma pergunta mais prática agora:

QUEM É PIOR: CUNHA OU ODEBRECHT?

Você vê como não adianta pensar que sem Odebrecht não existiria Cunha? Pois se o Cunha vem se vendendo aos mais diversos “corruptores”, desde os seus tempos de funcionário miúdo do Estado do Rio de Janeiro! Muito antes de algum Odebrecht entrar em sua vida. Agora pense o contrário: E se Eduardo Cunha fosse um homem honesto e incorruptível. Aí os Odebrecht bandidos da vida iam ter que enviar o seu dinheiro sujo no cu...me do monte de sua fortuna.

Portanto, o corrupto é o maior bandido. É ele que permite que exista o corruptor. Geralmente é o mais pé-de-chinelo, também. Porque o outro, o corruptor, apenas o reflexo no espelho da desonestidade interna do corrupto, tem que ter muito dinheiro para comprá-lo. E aí a figura total é sempre a mesma, no mundo inteiro, quer se use nomes como Enron, Alstom, Siemens, Odebrecht ou OAS.

Não há como não dar um outro crédito ao corruptor, que o corrupto não tem. O corruptor  executa obras com competência técnica de primeira linha e gera milhares de empregos. É o seu lado positivo. O lado negativo é que ele paga o corrupto com o NOSSO dinheiro, através do superfaturamento.

Agora chegou o turno da Odebrecht. Já não era sem tempo.

Embora o corrupto seja pior, o corruptor é tão podre quanto o que “parece” que é corrompido, mas que já vem podre dentro da embalagem. Porque é o corruptor que permite que a desonestidade inerente do corrupto seja usada CONTRA A SOCIEDADE em que os dois vivem e da qual os dois se tornam predadores. São igualmente ervas daninhas, parasitas que precisam ser extirpados juntos.

E, no dia milagroso em que isso pudesse acontecer, lá em Utopia, bastaria que a gente arrancasse só um tipo de erva daninha logo que ela surgisse: o corrupto.

E, para terminar, eu lhe faço mais uma pergunta:

QUEM É PIOR: O CARRANCUDO FILHO OU O SORRIDENTE PAI? O QUE ESTÁ DENTRO OU O QUE ESTÁ FORA DA GAIOLA? MARCELO OU EMÍLIO ODEBRECHT?

E a resposta vem de uma pergunta derradeira: QUEM APRENDEU COM QUEM?

Ah, eu prometi lá no começo: O ovo ou a galinha? Bem, busque a solução para isto em




Nenhum comentário:

Postar um comentário